top of page

Roadmap emergente no gerenciamento de produtos

Atualizado: 1 de nov. de 2023

Como navegar por um caminho imprevisível para o sucesso


No mundo dos negócios de hoje, a única coisa certa é a mudança. Isso é especialmente verdadeiro no setor de tecnologia, onde produtos e serviços estão em constante evolução para atender às necessidades dos consumidores. Como gerente de produto, é essencial que você desenvolva um roadmap emergente para ajudá-lo a navegar nesse caminho imprevisível para o sucesso.


Um roadmap emergente é uma abordagem flexível e adaptável ao desenvolvimento de produtos que considera o cenário em constante mudança do mercado. Baseia-se no princípio de que “o todo é maior que a soma de suas partes”. Em outras palavras, considerando as interações entre todos os stakeholders (clientes, desenvolvedores, investidores, etc.), você pode tomar melhores decisões sobre o rumo do seu produto.


A criação de um roadmap emergente começa com a identificação da North Star do seu produto: sua principal métrica ou objetivo que orientará todas as tomadas de decisão. Após estabelecer isso, você pode começar a traçar um caminho para o sucesso. No entanto, ao contrário de um roadmap tradicional, que é linear e previsível, um roadmap emergente é flexível e está em constante mudança. Isso significa que você deve monitorar constantemente o mercado e fazer ajustes em seus planos com base no que observa.





Desafios


Um dos desafios que você pode enfrentar ao usar uma abordagem emergente é que pode ser difícil obter a adesão de todas as partes interessadas. Isso ocorre porque requer uma mudança de mentalidade do pensamento tradicional e linear para uma maneira de trabalhar mais flexível e adaptável. Além disso, os roadmaps emergentes podem ser difíceis de comunicar a outras pessoas, pois estão constantemente mudando e evoluindo. No entanto, se você conseguir superar esses desafios com sucesso, estará bem posicionado para navegar no cenário em constante mudança do mercado.


Abrace o caos e encontre seu caminho com um roadmap emergente


Quando a única coisa certa é a mudança, os gerentes de produto precisam se sentir confortáveis com o caos e aprender a amar o cenário em constante evolução dos negócios. Ao invés de ver isso como um obstáculo, devemos vê-lo como uma oportunidade de criar algo novo e melhor do que o que veio antes.



Três dicas para ajudá-lo a ter sucesso com um roteiro emergente:


Dica 1

Esteja preparado para abraçar o caos: um roteiro emergente não é um plano tradicional e linear. Está constantemente mudando e evoluindo, então você deve se sentir confortável com o caos.


Dica 2

Certifique-se de que todas as partes interessadas estejam envolvidas: esse tipo de roadmap exige a adesão de todos os envolvidos. Esteja preparado para explicar os benefícios e desafios de uma abordagem emergente.


Dica 3

​Comunique-se, comunique-se, comunique-se: como um roteiro emergente está mudando constantemente, pode ser difícil se comunicar com outras pessoas. Certifique-se de ter um plano de como manterá todos atualizados sobre as últimas alterações.


Se está procurando uma abordagem mais flexível e adaptável para o desenvolvimento de produtos, um roadmap emergente pode ser adequado para você.




 

Olá, tudo bem?


👍 Se você considera que esse post foi útil, compartilhe em sua rede de amigos e

colegas de trabalho.


Quando compartilhamos algo interessante, aprendemos juntos e nos posicionamos profissionalmente! 😉


Ah, comenta aqui embaixo também, queremos conhecer seu ponto de vista sobre esse assunto.


Super obrigada! 🌻

 




17 visualizações0 comentário

Comentarios


O que será que tem em sua caixa de inspiração?

bottom of page