top of page

Como medir a eficácia da sua estratégia de guardrails

Atualizado: 1 de nov. de 2023

Como gerentes de produto, estamos sempre procurando maneiras de melhorar nossos produtos e garantir que sejam bem-sucedidos. Uma estratégia que pode ser útil é usar guardrails. Mas como você sabe se sua estratégia de guardrails é eficaz? E quais métricas você deve acompanhar? Neste post, discutiremos a importância das métricas de guardrails e como medir a eficácia de sua estratégia.


Guardrails são uma estratégia de gerenciamento de produtos que pode ajudar a garantir que seu produto seja bem-sucedido. Eles são essencialmente um conjunto de restrições que você coloca em prática para manter seu produto no caminho certo. Por exemplo, você pode ter uma proteção de que todos os novos recursos devem ser aprovados pela equipe do produto antes de serem implementados.


Existem muitos tipos de guardrails, e os que você vai usar dependerão do seu produto e da sua equipe. O importante é garantir que você tenha uma estratégia em vigor e que esteja acompanhando as métricas corretas.


Uma métrica que você deve acompanhar é o número de features que estão sendo desenvolvidas sem aprovação. Isso pode ser um sinal de que suas proteções não são eficazes. Se você ver um grande número de recursos sendo desenvolvidos sem aprovação, pode ser uma indicação de que sua equipe de produto não está alinhada com o roadmap do produto.


Outra métrica que você deve acompanhar é o número de tickets de suporte ao cliente relacionados a problemas do produto. Isso pode lhe dar uma noção de quantos problemas seu produto está tendo e se suas proteções são ou não eficazes para evitá-los.




As métricas de guardrails podem ser úteis no gerenciamento de produtos, mas são apenas uma ferramenta na caixa de ferramentas. Verifique se você também está acompanhando outras métricas importantes, como satisfação do cliente e uso do produto. Ao acompanhar uma variedade de métricas, você terá uma visão completa do sucesso do seu produto.


Mais exemplos de métricas de guardrails para gerenciamento de produtos:

  • Taxa de rotatividade de clientes (churn)

  • NPS

  • Número de devoluções de produtos

  • Número de reclamações de clientes

  • Número de defeitos do produto


Defina sua estratégia de proteção

Defina o que deseja que sua estratégia de guardrails alcance e, em seguida, acompanhe as métricas que o ajudarão a medir se você está ou não atingindo seus objetivos.


Determine as métricas que você usará para medir o sucesso

Há uma variedade de métricas que você pode usar para medir o sucesso de sua estratégia de guardrails. Dois importantes a serem rastreados são o número de recursos desenvolvidos sem aprovação do produto e o número de tickets de suporte ao cliente relacionados a problemas do produto.


Acompanhe seu progresso ao longo do tempo

Conforme você implementa sua estratégia de guardrails, acompanhe seu progresso ao longo do tempo. Isso irá ajudá-lo a identificar se sua estratégia é ou não eficaz. Se você observar uma diminuição no número de recursos desenvolvidos sem aprovação ou no número de tickets de suporte ao cliente, isso pode ser uma indicação de que sua estratégia de proteção está funcionando.


Monitore suas métricas regularmente

Monitore suas métricas de proteção regularmente. Isso ajudará a identificar qualquer mudança no sucesso do seu produto. Ao rastrear suas métricas de proteção, você pode garantir que seu produto esteja no caminho certo para o sucesso.


Faça ajustes em sua estratégia conforme necessário

Com base nos dados coletados, talvez seja necessário fazer ajustes em sua estratégia de guardrails. Se você perceber que suas proteções não são eficazes, tente alterar as restrições ou adicionar novas. Ao monitorar e ajustar constantemente sua estratégia de guardrails, você pode garantir que seu produto seja bem-sucedido.


Uma estratégia de proteção é uma parte importante do gerenciamento de produtos, mas é apenas uma peça do quebra-cabeça. Certifique-se de ter uma abordagem completa para o gerenciamento de produtos que inclua outras facetas importantes, como satisfação do cliente e uso do produto. Ao acompanhar uma variedade de métricas, você terá uma visão completa do sucesso do seu produto.



 

Olá, tudo bem?


👍 Se você considera que esse post foi útil, compartilhe em sua rede de amigos e colegas de trabalho.


Quando compartilhamos algo interessante, aprendemos juntos e nos posicionamos profissionalmente! 😉


Ah, comenta aqui embaixo também, queremos conhecer seu ponto de vista sobre esse assunto.


Super obrigada! 🌻

 

8 visualizações0 comentário

コメント


O que será que tem em sua caixa de inspiração?

bottom of page